
Cirurgia Refrativa (correção a laser de miopia, astigmatismo e hipermetropia):
A Cirurgia Refrativa a laser é feita com um equipamento chamado Excimer Laser. As técnicas básicas para correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia são o PRK e o LASIK:
PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa)
No PRK, é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa da córnea). A seguir, é feita a aplicação do laser para corrigir o grau. Ao final do PRK, uma lente de contato terapêutica é colocada sobre a córnea para promover a cicatrização e aliviar o desconforto nos primeiros dias após a cirurgia.
LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis)
No LASIK, o primeiro passo é criar um flap (lamela) na camada mais externa da córnea. Em seguida, o flap é afastado e o laser é aplicado no leito da córnea para corrigir o grau. Ao final, o flap é reposicionado.
O paciente submetido ao LASIK sente pouco desconforto e não é necessário o uso de lente de contato terapêutica. A recuperação visual após o LASIK é mais rápida que no PRK.
Cirurgia Refrativa personalizada ou customizada
A cirurgia refrativa personalizada é uma nova tecnologia desenvolvida para as cirurgias refrativas a laser, tanto no PRK como no LASIK.
Além do grau propriamente dito, a cirurgia refrativa personalizada consegue corrigir pequenas imperfeições da superfície ocular, chamadas de aberrações. O PRK e o LASIK personalizados geralmente proporcionam resultados finais da qualidade da visão superiores à técnica convencional.