img (11) 3392-2926
contato@speyecenter.com.br
img Rua Federação Paulista de Futebol, 799, Conj. 301 a 306 - Barra Funda - SP
  • Siga-nos:
Cuidados básicos para proteger os olhos do sol forte
15th fev

2013

Cuidados básicos para proteger os olhos do sol forte

Nos dias de sol intenso, os olhos precisam de cuidados especiais e proteção diária para driblar a alta incidência de raios ultravioleta (UV). Isso porque, o excesso de luz deixa a região mais sensível, suscetível à irritação e vermelhidão. Além disso, a falta de atenção pode desencadear complicações sérias à visão, como inflamações e queimaduras na córnea e na retina.

Contudo, atitudes simples incorporadas ao dia a dia ajudam a manter os olhos livres da claridade natural intensa. Por isso, confira a seguir, três maneiras práticas de deixar a região resguardada e livre da ardência na cidade ou na praia.

 

Óculos escuros

Sucesso na década de 1980 na voz de Raul Seixas, o refrão “Quem não tem colírio usa óculos escuros” é facilmente adaptado aos dias de sol intenso, pois apesar de simples, o acessório é um dos mais seguros para a proteção ocular.

“Os óculos de sol têm grande eficácia e podem ser usados até nos dias nublados, porque não só a luz do sol, mas também a claridade do ambiente pode prejudicar a visão”, afirma Vicente Vitiello, oftalmologista do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.

Porém, é preciso critério na hora de comprá-los, pois produtos piratas muitas vezes não possuem os filtros de combate aos raios solares e causam efeito reverso, prejudicando ainda mais os olhos.

 

Chapéus

Simples, mas indispensável, o uso do chapéu reduz a exposição direta dos olhos aos raios solares. No entanto, ele só deve ser utilizado sozinho após as 16 horas, quando a incidência solar é mais fraca, sem risco de brilho excessivo. Antes desse horário, o acessório deve ser acompanhado de óculos para reforçar a proteção.

 

Lágrimas artificias

Usados para combater a irritação provocada pela emissão dos raios solares e a salinidade da água do mar, os colírios lubrificantes – também chamados de lágrimas artificiais – são recomendados após um dia na praia.

“Elas aliviam o problema da irritação ou vermelhidão excessiva, auxiliando na lubrificação do globo ocular”, informa João Alberto de Freitas, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Apesar de as lágrimas serem adquiridas em farmácias sem prescrição médica, o produto não deve ser utilizado indiscriminadamente, sendo recomendado por períodos curtos e apenas em casos de alta sensibilidade e princípio de conjuntivite.

Share This :

No comments so far!

Leave a Comment

Your email address will not be published.